filosofia metodo cientifico
Valdenise Morais
Filosofia
Método Científico
Equipe:
Joyce Arruda Maia – 17
João Victor – 16
Nathan Oliveira – 24
Elizabeth Fontes – 11
Andreza Araújo – 06
Amélia Bessa – 03
Aline Santos – 01
Jeander Trevia – 14
Thaynara Brito – 32
Karine Marques – 21
Sabrina Barbosa – 28
Rodrigo Moreira – 27
Fortaleza, 6 de junho de 2015
Introdução
Você chega em casa, cansado da escola, faculdade ou trabalho, e decide ligar a televisão. Ao apertar o botão, no entanto, nada acontece. Imediatamente, começa a formular hipóteses que expliquem o porquê de a televisão não estar ligando. Primeira hipótese: ela não está conectada à tomada. Você, então, observa o cabo de alimentação e vê que ele está em seu devido lugar. Assim, a primeira hipótese foi refutada. Segunda hipótese: está faltando energia elétrica. Para testar sua nova proposição, você aperta o interruptor de luz ou tenta ligar algum aparelho elétrico. Você observa que não há problemas com a energia elétrica, e sua segunda hipótese também é refutada. Você pode não ter descoberto o motivo da sua televisão não estar funcionando, mas aplicou o método científico em uma situação do dia-a-dia bastante corriqueira.
O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível.
Desenvolvimento
O termo método vem do grego meta, “através”, e hodos, “caminho”, significando “através de um caminho” ou de um procedimento. Assim, método científico é o número de procedimentos que origina o modo de conduzir uma investigação científica. Há diversos conjuntos de procedimentos que caracterizam diferentes metodologias.
Embora variado, o método científico tem por base, de modo geral, uma estrutura lógica que engloba diversas etapas, as quais devem ser percorridas na busca de solução para o problema proposto.
Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser