Revolução Industrial, Independência das 13 colônias e Revolução Francesa
Transformações econômicas ocorridas e entre o fim do século 18 e início do século 19,. Onde a máquina a vapor começou a ser utilizada sistematicamente utilizada na produção de mercadorias. Principalmente na metalúrgica, produção têxtil e mineração. Podendo ser dividida em dois momentos: Primeira revolução: iniciada no fim do século 18 resistindo até aprox. 1830, onde o foco era a inovação da produção têxtil, com o uso do algodão. Segunda revolução: obtendo seu apogeu em 1850, com foco na indústria metalúrgica, indústria de ferro e criação de ferrovias.
De nível econômico e industrial, teve como caráter 3 elementos USADOS JUNTOS envolvidos: utilização de máquinas, trabalho assalariado, meio de energia não humana.
Podendo ser dividida em três fases:
- Manufaturas: Trabalho dividido, assalariado, produção de um único produto, aumento da produção e diminuição do custo. Falência do trabalho artesanal.
- Maquinofaturas: Utilização de máquinas em fábricas, levando ao aumento da produção. Intensificação do proletariado.
- Segunda revolução industrial: Avanço das forças produtivas, utilização de novas matérias primas: AÇO e nova fonte de energia: ELETRICIDADE. Concorrência e concentração de empresas. PIONEIRISMO DA INGLATERRA:
As pré-condições que levaram a Inglaterra a ser a pioneira no processo de industrialização : Uma organização de trabalho baseada no pagamento de salário aos trabalhadores(cada vez mais concentrados no mesmo espaço urbano de produção);
A exploração de minas de ferro e de carvão ( que iriam permitir futuramente a produção de máquinas e o uso de vapor);
A existência de um grupo social enriquecido. Tudo contribuiu para o sucesso do que viria ser a revolução industrial inglesa do século 18, com novas técnicas de fiação e tecelagem e outro tipo de matéria prima: o algodão.
° Acumulo interno de capitais