Paper sobre BOVESPA
Bolsa de Valores de São Paulo - Sua História
RESUMO
Este trabalho visa apresentar a história da maior bolsa de valores da América Latina, principal no mercado de negociações de ações do Brasil. Será abordado o desenvolvimento, crescimento e modernização do sistema no mercado de compra e venda de títulos no Brasil.. Citaremos o progresso da Bolsa de valores de São Paulo, bem como a sua integração com as outras bolsas de valores do país. Mostraremos também a fusão da BM&FBovespa destacando a mesma como a terceira maior Bolsa de Valores do mundo.
Palavras-chave: Ações. Bolsa de valores. Economia.
1 INTRODUÇÃO
A Bovespa é a Bolsa de Valores de São Paulo, principal mercado de negociações de ações de empresas do Brasil, destaca- se como a maior na América Latina, sendo a oitava em nível mundial. Como uma Entidade auto-reguladora, a Bovespa opera sob supervisão da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, responsável para desenvolver, disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, bem como o mercado de ações e debêntures.
O principal índice da bolsa é o Ibovespa, índice pelo qual mede a média de compra e venda diária das principais empresas do mercado, ou seja, as mais negociadas, que por sua vez, são as de maior liquidez no mercado. É um indicador muito importante no mercado financeiro, pois é ele que mede o desempenho médio das cotações de ações. As cotações das ações negociadas são calculadas durante o pregão, que é o horário de negócios e depois são pontuadas no Ibovespa, e a pontuação do dia pode ser positiva ou negativa.
2 A HISTÓRIA DA BOVESPA
Em 23 de agosto 1890, Emilio Rangel Pestana, um negociante que comprava e vendia títulos e ações, foi o responsável e fundador da Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa. Em 1890 Emílio cria a bolsa livre, que fecha em 1891 em consequência a medida adotada por Deodoro da Fonseca, a política do Encilhamento, medida pelo qual levou a abertura de muitas linhas de