Cultura da banana
Planejamento do bananal Essa etapa antecede todas as demais e deve ser exercitada pelo produtor para estudar os diversos aspectos da sua atividade. É importante conhecer a fundo os problemas dos tabuleiros e avaliar as chances de sucesso do empreendimento. Como já referido, a bananicultura é viável nesse ecossistema, porém devem ser adotadas estratégias próprias de condução do bananal para que não haja problemas no fornecimento de água e nutrientes. A escolha da variedade envolve estudo prévio do mercado consumidor, devendo-se dar preferência àquela que, além de demandada, possua características favoráveis em termos de porte, produtividade e resistência a pragas e doenças. A escolha da área para plantio deve incluir observações criteriosas a respeito das características de solo, como fertilidade, textura, profundidade, drenagem e topografia e, com relação à irrigação, deve-se avaliar a quantidade e a qualidade da água disponível e os custos envolvidos para instalação e manutenção dos equipamentos.
Época de plantio O plantio poderá ser realizado em qualquer época do ano, desde que a área cultivada seja irrigada. Em condições de sequeiro, o plantio deverá ocorrer no início das chuvas, para garantir o desenvolvimento inicial das plantas em período com maior disponibilidade de água. Sempre que possível, deverá ser adotada a prática de cobertura morta, utilizando-se resíduos de baixo custo ou produzindo resíduos vegetais especificamente para esse fim. Essa estratégia deverá ser adotada até que a produção de resíduos do próprio bananal seja suficiente para promover conservação de umidade que atenda as necessidades das plantas. O plantio deverá ser escalonado, para haver produção de frutos por todo o ano.
Configurações e densidades de plantio A seleção da configuração de plantio (arranjo do espaçamento entre as plantas) deverá ser feita com base no clima, porte da variedade, condições de luminosidade, fertilidade do solo, relevo do terreno e nível