cadeia produtiva da banana
A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo explorada na maioria dos países tropicais. No Brasil, ela é cultivada em todos os estados, constituindo-se na segunda fruta mais apreciada pelos consumidores brasileiros, situando-se atrás apenas da laranja. É consumida em quase sua totalidade na forma in natura, o que faz dela parte integrante da alimentação da população de baixa renda, não só pelo seu alto valor nutritivo, como também por seu custo relativamente baixo.
Ao longo dos anos, a cultura da banana tem apresentado grande importância para a agricultura cearense, devido ao expressivo valor da produção em relação às demais culturas agrícolas locais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1996, a cultura apresentou valor da produção igual a R$ 41.849,00, enquanto o caju, principal cultura permanente, em termos de área e formação de divisas, gerou um valor da produção da ordem de R$ 33.501,00 , considerando-se o valor gerado com castanha.
Apesar da importância da banana para o Ceará, existe grande deficiência de informações quanto ao desempenho desta cultura para o agronegócio no Estado, ou seja, a falta de informações precisas impossibilita uma avaliação correta do que está ocorrendo nos diversos elos da cadeia produtiva, restringindo, assim, a existência de políticas específicas voltadas para esta cultura.
OBJETIVOS
O objetivo geral do trabalho é a análise da cadeia produtiva da banana produzida pelos pequenos produtores nos polos tradicionais de produção no Estado do Ceará.
Especificamente, pretende-se: a) identificar os principais pólos produtores de banana no
Estado; b) identificar a fonte e os tipos de insumos mais usados nos principais pólos de produção; c) identificar e caracterizar os fluxos de destino da produção desde o produtor até o consumidor final; d) identificar os fatores limitantes ou pontos de estrangulamento ao longo das diversas etapas da cadeia, com o intuito de