misturas
De acordo com Miriam Bretzke, 2010 pag. 78... “O processo de decisão de compra está ligado ao conhecimento do modo como surge a necessidade de comprar, como ocorre a procura de informação, conhecimento, e também os fatores que levados em consideração na decisão da compra, são necessários para entender o comportamento do cliente.”
Geralmente um cliente é estimulado através de marketing na sua decisão de compra, pois através de estímulos ele acaba decidindo pelo um produto ou serviço de uma determinada marca. A estratégia de comunicação cria consciência de marca, pois aquele que foi capaz de gerar uma confiança, ou um atendimento diferenciado, através de propaganda terá preferencia na hora da compra. No mercado de hoje em dia não basta ter diferencial, é preciso ter preço e o mesmo deve ser comunicado convenientemente.
Além do processo formal de compra, existem processos mentais, que se iniciam com a motivação, a qual estimula o cliente a agir. E cada cliente, de acordo com sua personalidade e seu referencial cognitivo, adapta as regras. Se suas preferencias irão se concretizar ou não, depende dos fatores inibidores, que no mercado de negócios podem ser preços mais altos, experiência negativa com o produto ou não conformidades com as especificações. No mercado de consumo, podem ser a percepção da adequação da compra, preço, opinião de outros envolvidos na compra e normas sociais. Além desses, ainda existem fatores situacionais, como disponibilidade da marca, condições de fornecimento etc.
Processo de compra no Mercado de bens de consumo.
O processo de compra inicia-se quando através de estímulos de propaganda ou consumo. Caso a necessidade financeira e a necessidade do consumo, então se inicia a busca de informações, pesquisas de preços e produtos para a aquisição do bem desejado. Pode-se dizer que o processo de compra no mercado de consumo tem 5 etapas distintas sejam elas, reconhecimento do problema, ou seja,