Misturas
Sólido – Sólido
Quando se trata apenas de sólidos, geralmente as misturas homogêneas são ligas metálicas. Porém, uma mistura de farinha de trigo e amido de milho é considerada mistura homogênea entre sólidos, já que a distinção de fases a olho nu é impossível, e muito improvável com microscópios.
Líquido – Sólido
Um sólido é solúvel em um líquido (solvente) se seu grau de solubilidade for considerável. Na teoria, todo o sólido é solúvel em água (solvente universal) mesmo que seja ínfima a quantidade que realmente está em solução. Para esse tipo de mistura, a temperatura é um fator determinante: a priori, quanto maior a temperatura do solvente, maior a solubilidade de um sólido contido nele de modo que cada vez mais soluto pode ser adicionado sem precipitar (aparência de corpo de fundo no recipiente).
Nesse caso, a polaridade dos componentes a serem misturados devem ser levados em consideração. Exemplo: água (polar) não solubiliza significativamente a naftalina (quase apolar).
Líquido – Líquido
Em caso de líquidos, a classificação de polaridade das moléculas constituintes de cada um também deve ser levada em consideração para a formação da mistura ou não.
Se dois líquidos forem polares ou bipolares (característica das moléculas que apresentam regiões fortemente polares e apolares simultaneamente), como por exemplo a água (polar) e o álcool (bipolar), são miscíveis entre si; caso fossem água e éter metílico (praticamente apolar), a mistura praticamente não existiria. Por outro lado, a acetona (bipolar) solubiliza tanto éter metílico (apolar) quanto é miscível em água.
Líquido – Gás
Um mistura homogênea entre um líquido e um gás