Aproveitamento de Resíduos
Introdução
O desperdício de alimentos gera impacto na sociedade e no meio ambiente. Observamos as perdas em toda cadeia produtiva o que estabelece uma necessidade de aproveitamento tanto dos alimentos de maneira integral quanto a possibilidade de manutenção do consumo habitual com utilização de resíduos para novos produtos alimentícios.
O Brasil é um dos principais produtores de alimentos, porém, enfrenta o desperdício em todas as etapas da cadeia produtiva. As perdas ocorrem desde a colheita.
Diante do desperdício de alimentos houve a necessidade de adotar medidas para a prática do consumo consciente pela população em relação à alimentação. Dentre as medidas para evitar desperdício, destaca-se o aproveitamento de partes de alimentos que, geralmente, são desprezadas.
Aproveitamento de resíduos
Uma grande variedade de alimentos produzidos para a população humana é cultivada no mundo todo. Os alimentos de origem de vegetal como frutas e hortaliças desempenham um papel importante para alimentação por serem fonte de calorias, gorduras, carboidratos, incluindo fibras, minerais e vitaminas. O hábito de ingerir alimentos de origem vegetal está associado a um estilo de vida saudável. No entanto, a fome e a má nutrição por uma parte da população mundial são uma triste realidade.
Em toda cadeia produtiva de alimentos de origem vegetal, ocorre perda significativa devido a inúmeros fatores, tais como o amadurecimento, colheita tardia, excesso de chuva, seca, formas inadequadas de armazenamento, falta de planejamento e a não utilização integral dos vegetais. Dentre as várias alternativas já existentes para evitar o desperdício, o aproveitamento de partes usualmente não consumíveis em bolos, geléias, pães entre outros. Essas alternativas de aproveitamento são importantes, pois as partes consideradas usualmente não consumíveis também