Agroindústria no brasil
1. Introdução
O objetivo desse trabalho é conceituar agroindústria, complexos agroindustriais, agronegócio e cadeia produtiva, sistema agro – alimentar e globalização, além de estudar a importância e participação do agronegócio na economia brasileira, nordestina e paraibana, permitindo assim, traçarmos o perfil da estrutura da economia brasileira, bem como analisarmos a evolução da agroindústria nas determinadas regiões (Brasil, Nordeste e Paraíba). E após a compreensão da importância da agroindústria e da evolução da mesma, na Paraíba, destacar suas perspectivas no estado.
A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país, desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção. Inicialmente produtora de cana-de-açúcar e café, atualmente a agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo, nas mais diversas espécies de cereais, frutas, grãos, biocombustíveis, entre outros.
Nesse cenário podemos destacar que o sucesso da agroindústria é derivado da conjugação de três fatores principais: competição no mercado externo, que se refere à maior eficiência econômica, e expansão do mercado externo; financiamento agroindustrial adequado, créditos abundantes, fornecidos pelo setor público, foram fundamentais para o desenvolvimento da agroindústria e ampliação da fronteira agrícola e por último a pesquisa agrícola, pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e por organizações privadas foram determinantes para a expansão da produção nacional em condições competitivas.
2. Aspectos Teóricos
2.1 Conceitos: agroindústria, complexos agroindustriais, agronegócio e cadeia produtiva, sistema agro - alimentar, globalização.
O termo agroindústria é definido e descrito em duas abordagens principais: uma ampliada e outra mais restrita. Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo