Texto Agroind Stria Economia
A agroindústria é um dos principais segmentos da economia brasileira, com importância tanto no abastecimento interno como no desempenho exportador do Brasil. Uma avaliação recente estima que sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) seja de 12%, tendo, pois uma posição de destaque entre os setores da economia, junto à com a química e a petroquímica. Na década de 70, a agroindústria chegou a contribuir com 70% das vendas externas brasileiras. Atualmente, essa participação está em torno de 40%, não só pela diversificação da pauta de exportações, mas também pela tendência à queda dos preços das commodities agrícolas nos últimos 20 anos. Ainda assim, o setor cresceu e aumentou o valor das exportações em quase todos seus segmentos.
Os dados acima se referem num sentido restrito ao valor da produção da agroindústria, no qual os principais segmentos são o abate e a preparação de carnes, fabricação e refino de açúcar, os laticínios, panificação e fabricação de massas, os óleos vegetais e a indústria de sucos. Esses são os itens que mais se desenvolveram no Brasil nos últimos 20 anos e ocuparam posição de destaque. Todavia, é preciso considerar que o complexo cafeeiro mantém sua importância, seja na contribuição à balança comercial da agricultura - conforme indica gráfico da Evolução dos Principais Itens da Pauta de Exportação de Produtos Agropecuários -, seja no abastecimento do maior mercado consumidor de café do mundo, que é o brasileiro.
A agroindústria se articula para frente com a indústria de embalagens e com o processamento agroindustrial (cada vez mais sofisticado) e, para trás, com a indústria de insumos (pesticidas, fertilizantes, rações, insumos veterinários) e de equipamentos para a agricultura. Numa perspectiva ampla, inclui desde setores de processamento básico (adicionando valor na secagem, no beneficiamento e na embalagem) até segmentos que envolvem o processamento de matéria-prima agrícola, mas que são