Administração
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
PROJETO INTERDISPLINAR
MODAIS DE TRANSPORTE- SETOR FRUTICULTURA NO NORTE DE MINAS
MONTES CLAROS – MG
OUTUBRO / 2014
MODAIS DE TRANSPORTE- SETOR FRUTICULTURA NO NORTE DE MINAS
Projeto de Pesquisa apresentado ao prof. Cledinaldo Aparecido Dias como requisito parcial da disciplina Teoria da Administração Contemporânea do curso de graduação em Administração da FIPmoc.
MONTES CLAROS – MG
OUTUBRO / 2014
INTRODUÇÃO
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma produção de 43 milhões de toneladas classificando-se depois da China com 175 milhões de toneladas e da Índia que com 57 milhões de toneladas de frutas (BRASIL ALIMENTOS, 2009). O país conta com um vasto território agriculturável e para a produção de frutas, são 2,2 milhões de hectares. Do total de frutas produzidas pelo país 47 % são consumidas em seu estado natural e os 53% restantes são transformados em sucos, polpas, sorvetes, geléias, doces, etc. (ANUÁRIO BRASILEIRO DA FRUTICULTURA, 2009).
A região Sudeste com predominância do clima tropical e com pouca variedade climática ao longo das estações do ano apresenta a vantagem de se poder cultivar uma vasta faixa de frutas, sendo predominante a produção de laranja (TEIXEIRA, 2008). O estado de São Paulo é o maior produtor de frutas do país. Sozinho ele detém 43% do total de frutas produzidas pelo Brasil, o que significa 18.556 milhões de toneladas. O Espírito Santo, apesar de sua limitada extensão territorial tem 49.370 hectares ocupados pela fruticultura e no ano de 2007 foi responsável pela produção de 1.227 milhões de toneladas de frutas, dentre elas a manga, goiaba, maracujá, banana, coco, uva, morango e abacaxi (ANUÁRIO BRASILEIRO DA FRUTICULTURA, 2009).
A fruticultura está entre os principais geradores de renda, emprego e desenvolvimento rural, principalmente em pequenas