Culinária Caipira
Comida caipira é um conjunto de pratos típicos do interior de São Paulo, nos primórdios era feita no fogo-de-chão na trempe, o fogão dos tropeiros, onde as panelas ficavam apoiadas em pedras em formato de triângulo ou penduradas em uma armação de três varas em estilo tripé por cima do fogo e que podiam ser de ferro ou de pau verde, e às vezes no chamado tucuruva, um fogão improvisado no meio do cupinzeiro, com o passar dos tempos ganhou altura e formato no que é hoje o fogão a lenha, onde normalmente é feita a maioria dos pratos.
Há relatos de que tropeiros Bandeirantes tiveram grande influência da disseminação da culinária caipira por quase todo o Brasil.
Entre os grandes pratos e bebidas da cozinha caipira figuram: o leitão à pururuca, cuscuz caipira de legumes, pamonha, arroz tropeiro, bolinho caipira, vaca atolada, frango caipira, o furrundum, farofa de lingüiça, fraldinha em panela de ferro, caipirinha, a paçoca de amendoim, o feijão tropeiro, a canjica com costelo de porco, o virado à paulista, afogado, bolinho de mandioca, rabada, o angu, pé-de-moleque, a cabidela miúda, quentão, farofa de içá, rosquinhas de pinga, o doce de bananinha, entre outros.
O bolinho caipira é um quitute da culinária caipira, originário do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.
Com receitas ligeiramente diferentes, o bolinho caipira é um prato salgado, consumido principalmente nas quermesses, sendo um dos pratos principais das festas juninas.
É típico da região de São José dos Campos, e normalmente é servido nas festas juninas da cidade. Fora de época, pode ser encontrado no Mercado Municipal da cidade.
Muito apreciado nas festas juninas, o bolinho caipira é uma das atrações desde período. Basta chegar a uma quermesse e ver a fila da barraca do quitute – normalmente é maior. Com tanta “fama”, a produção dos bolinhos é marcada com muito esforço e dedicação dos cozinheiros envolvidos.
A receita, originária do Vale do Paraíba, tem variações nas cidades da