Método Alfabético
O método alfabético é uma forma antiga de ensino que tem sido considerada ultrapassada e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, não é recomendado iniciar o processo de alfabetização com esse método.
Também conhecido como soletração, o método alfabético consiste em associar a escrita e fala; Com esse método a criança começa a decifrar as palavras, forma sílabas e depois consegue ler facilmente. É considerado um método ultrapassado por que é necessário o uso de cartilhas que mesmo sendo uma forma antiga de ensino a alfabetização torna-se fácil tanto para o aluno quanto para o professor.
Embora seja um método considerado ultrapassado, é de fácil entendimento e até pessoas que tem menos conhecimento conseguem ensinar com ele. Por ser repetitivo e muito ilustrado, os Parâmetros Curriculares Nacionais desconsideram este método. Outra falha que ajuda na descredibilidade do método está relacionada com a dificuldade de associação ao juntar as sílabas na formação das palavras, ou seja, a ortografia é um pouco prejudicada.
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO
São utilizadas as seguintes formas para o entendimento da criança:
C+A= CA, S+A= SA que forma CASA;
G+A= GA, T+O= TO que forma GATO;
L+A= LA, T+A=TA que forma LATA...
Seguindo este pensamento as crianças começam a formar palavras e logo estarão formando frases e estarão aptas á ler histórias. Mas, devido à repetição contínua o método torna-se tedioso. Devido à facilidade na associação entre as imagens e a fala, a prática escrita fica sem lógica, pois a criança sabe a palavra, mas na hora de escrever ela se atrapalha e confunde a ordem das letras.
REFERÊNCIAS
Visvanathan, Christianne (MÉTODO ALFABÉTICO)- Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/metodo-de-alfabetizacao2.htm
Visvanathan, Christianne (MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO-QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM)- Disponível em: http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/index.php?pagina=1792726986.