Métodos de alfabetisação
CURSO DE PEDAGOGIA – 3º PERÍODO
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DE EMILIA FERREIO E ANA TEBEROSKY
LUCIANA OLIVEIRA MARQUES
JUIZ DE FORA\ 2013
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
No Brasil devido aos altos índices de analfabetismo muitos especialistas discutem qual seria o melhor método de alfabetizar.As formas de alfabetizar são muitas e cada uma delas destaca um aspecto no aprendizado. Desde o método fônico, passando pelo método da linguagem total, que não utiliza cartilhas, e o alfabético, que trabalha com o soletramento, todos contribuem, de uma forma ou de outra, para o processo de alfabetização.
* Método Sintético:
O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra.Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico. No alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.
No fônico, também conhecido como fonético, o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada. Já no silábico, ou silabação, o estudante aprende primeiro as sílabas para formar as palavras
Neste método, as cartilhas são utilizadas para orientar os alunos e professores no aprendizado, apresentando um fonema e seu grafema correspondente por vez, evitando confusões auditivas e visuais.
Como este aprendizado é feito de forma mecânica, através da repetição, o método sintético é tido pelos críticos como mais cansativo e enfadonho para as crianças, pois é baseado apenas na repetição e é fora da realidade da criança, que não cria nada, apenas age sem autonomia.
* Método Analítico:
O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato