Educação
Setor do disco rígido também chamado de “Setor de Boot Mestre”, onde é encontrada a tabela de partição de disco que dará o boot.
A MBR é lida pela BIOS, que interpreta a tabela de partição e em seguida carrega um programa chamado “bootstrap”, que é o responsável pelo carregamento do Sistema Operacional, no setor de boot da partição que dará o boot.
O MBR e a tabela de partição ocupam apenas um setor de uma trilha, o restante dos setores desta trilha não são ocupados, permanecendo vazios e inutilizáveis, servindo como área de proteção do MBR. É nesta mesma área que alguns vírus (vírus de boot), usam para alojarem-se.
Disquetes, e Zip-Disks e CDs-ROM não possuem MBR nem tabela de partição.
Estes são exclusivos dos discos rígidos.
Lilo
O LILO é um gerenciador de inicialização utilizado por muitas distribuições é um dos gerenciadores mais versáteis. Algumas das características do LILO são:
É possível inicializar o LILO de vários dispositivos diferentes (incluindo disquete);
Pode ser instalado no MBR ou no setor de inicialização de uma partição;
Ele não possui arquivos ocultos nem uma partição especial. Além disso, seus arquivos de configuração podem ser instalados em qualquer partição (mesmo as partições que não são Linux).
Ele pode inicializar várias configurações de kernel e até mesmo vários kernels diferentes.
O LILO permite que você escolha entre as várias partições fornecendo uma linha de comando:
LILO boot: Basta colocar o nome do sistema operacional que você deseja configurar. Os nomes das partições foram preenchidos durante a instalação; se você não souber, basta teclar TAB para verificar as partições existentes. Após selecionar a partição basta pressionar ENTER. Poderá ser iniciado um sistema operacional diferente, uma configuração diferente ou poderão ser passados os parâmetros para a inicialização do kernel Linux, dependendo de sua escolha.
O menu principal de configurações é o Padrões LILO (Linux boot loader). Aqui são