Critério de excelência 1000 pontos
DE
EXCELÊNCIA
1.000
PONTOS
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, principalmente devido a crises sistêmicas globais, tais como a crise financeira iniciada em 2008 e a intensificação das mudanças climáticas causadas por impacto ambiental da atividade humana, há uma percepção generalizada da existência de um grupo de forças de transformação globais, que, combinadas, amplificam seus impactos nos negócios e na gestão das organizações.
O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de desafios para a gestão das organizações. Se de um lado a incerteza é uma constante nos cenários vislumbrados por todos, por outro e cada vez mais, é evidente a importância da qualidade da gestão, ou melhor, da busca contínua da excelência na gestão.
Há um consenso de que a empresa que tenta se diferenciar apenas por qualidade do produto está fora do mercado, pois essa já é uma etapa vencida no cenário mundial.
O desafio das organizações, hoje, é gerar valor para o cliente e entregar, junto com o produto, algum tipo de benefício para a sociedade.
São esses ativos intangíveis que constituem um novo parâmetro de avaliação e de valorização das empresas. E são eles que o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade procura implementar.
2. FNQ – FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE
A FNQ é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A FNQ não desenvolve atividades de consultoria e não autoriza ou credenciam profissionais a oferecer serviços em nome da instituição.
Para