M dulo V Introdu o aos Crit rios 1 Lideran a 2 Estrat gia e Planos 2
Você já deve ter percebido que os atuais fundamentos da excelência contemplam práticas ocidentais e orientais que visam ao aumento da produtividade e da competitividade da sua empresa. Deve estar se perguntando como fazer para implantar esses fundamentos na empresa onde trabalha ou de que é proprietário ou sócio. Não se desespere, pois não pode reagir como os executivos ocidentais reagiram na década de 1970, assumido para si: “Isso é coisa de japonês”, ou como os empresários nacionais reagiram quando da publicação da ISO9001 em 1987: “Isso é para grandes empresas industriais”, ou na década de 1990, quando do lançamento dos critérios de excelência neste país: “Isso é para grandes empresas do 1º mundo”.
Vamos em frente, pois agora surge uma questão: como efetivamente implantar os fundamentos de excelência na empresa.
A Fundação Nacional da Qualidade, por meio da figura em seguida, mostra-nos como eles são transformados em requisitos:
A metodologia sustenta-se em três grandes etapas: levantamento e atualização dos fundamentos; conceituação e desdobramento dos fundamentos em requisitos; e construção do modelo de gestão preconizado.
Esse processo é executado de forma abrangente e completa durante um ciclo de três anos.
Todo este processo resulta no Modelo de Excelência da Gestão representado na figura em seguida onde podem ser identificados vários desses elementos — clientes, sociedade, liderança, estratégias e planos, pessoas e processos — os quais se inserem no ambiente da informação e do conhecimento e geram resultados.
O funcionamento do Modelo de Excelência da Gestão é explicado pelo conceito do PDCL. A figura pode ser entendida segundo esta lógica: o direcionamento da organização, dado pela Liderança,