Premio Nacional da Qualidade
O Prêmio Nacional da Qualidade, concedido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), constitui no maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.
O trabalho da Fundação Nacional da Qualidade é baseado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), uma metodologia de avaliação, auto avaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão. Estruturado em treze fundamentos e oito critérios, o modelo define uma base teórica e pratica para a busca da excelência, dentro dos modernos princípios da identidade empresarial e do atual cenário do mercado.
Para a fundação, as organizações são sistemas vivos e integrantes de ecossistemas, que necessitam entender e exercitar os princípios da interdependência do pensamento sistêmico e da sustentabilidade na gestão.
Por isso, mantém o compromisso de aperfeiçoar-se e renovar sua missão constantemente de forma a acompanhar as mudanças globais e impulsionar o desenvolvimento das empresas e do país como um todo.
Conheça os Compromissos da FNQ para período 2012-2015:
Buscar constantemente a excelência da gestão;
Estabelecer relacionamento nos setores acadêmico, empresarial e público;
Formar redes e núcleos de conhecimento para capturar experiências e definir padrões de referências;
Disseminar o conhecimento na forma de cursos, publicações, núcleos de estudos e conhecimento, ferramentas, premiações, seminários e fóruns;
Evoluir permanentemente o Modelo de Excelência da Gestão e metodologias de capacitação, mensuração e diagnose;
Atuar segmentada nos diferentes setores de atividades;
Fornecer suporte às empresas para o encaminhamento das soluções.
Podem se inscrever e concorrer ao PNQ: grandes, médias, pequenas e microempresas, órgãos de administração pública e Organizações Não-Governamentais (ONG), em três formas de reconhecimento:
Premiada: considerada referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados.