Maq. de fluxo
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO SOBRE:
• TURBINAS A VAPOR
• TURBINA FRANCIS
• BOMBA CENTRIFUGA
• BOMBA CARNEIRO
Amauri A. Degasperi Junior
BARRETOS – SP
2012
SUMÁRIO
1- TURBINA A VAPOR 02
2- TURBINA FRANCIS 14
3- BOMBA CENTRIFUGA 22
4- BOMBA CARNEIRO. 43
5- REFERENCIAS. 46
1 TURBINAS A VAPOR
HISTÓRICO
O primeiro motor movido a vapor que se tem registro na história era considerado um mero brinquedo, a eolípila foi inventada no primeiro século por Heron de Alexandria.
[pic]
Fig. 01 - EOLIPILA
Outros dispositivos só foram inventados muito tempo depois, um destes foi criado pelo italiano Giovanni Branca no ano de 1629. A turbina a vapor moderna foi inventada por Anglo Irishman em 1884, porém foi Charles A. Parsons que acoplou a turbina em dínamo visando a geração de energia elétrica. Porém os grandes saltos de tecnologia só ocorreram após a revolução industrial e as guerras mundiais. [pic] Fig. 02 – Modelo de utilização de turbina a vapor
DEFINIÇÃO
A turbina a vapor (TV) é definida como sendo uma máquina térmica, onde a energia potencial termodinâmica contida no vapor é convertida em trabalho mecânico. Desta forma, as turbinas a vapor são máquinas de combustão externa (os gases resultantes da queima do combustível não entram em contato com o fluído de trabalho que escoa no interior da máquina e realiza os processos de conversão da energia do combustível em potência de eixo). Devido a isto apresentam uma flexibilidade em relação ao combustível a ser utilizado, podendo usar inclusive aqueles que produzem resíduos sólidos (cinzas) durante a queima.
FUNCIONAMENTO
A passagem do vapor gera forças, que aplicadas às pás, determinam um momento motor