Critica do filme mera coincidência
Philip Coppens
O título do filme foi tirado de uma piada: "Por que um cão abanando o rabo?Porque um cão é mais esperto do que a sua cauda. Se a cauda era mais esperto, o rabo balançaria o cachorro. "Como sempre, existem várias interpretações sobre o que ela significa. Alguns sugerem que o cão simboliza a opinião pública, e que a cauda representa a mídia, outros sugerem que o cão é a mídia, ea cauda é campanhas políticas. Mas a opinião mais provável é que o cão é o povo e que a cauda é o governo. Em suma, a expressão "o rabo abanar o cachorro" se refere a qualquer caso em que algo de maior importância (como uma guerra) é conduzido por algo menos (como um escândalo sexual).
"Wag the Dog" é sobre um spin Washington médico (Robert De Niro), que distrai o eleitorado a partir de um escândalo sexual do presidente, esta em fase final de uma eleição presidencial, a contratação de um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para criar uma guerra falsa . Você pode pensar que o filme foi uma reação ao relacionamento infame Bill Clinton com Monica Lewinsky ... mas você seria errado. Na verdade, a realidade parecia imitar a ficção!
Na verdade, menos de um mês após o filme foi lançado, o affair Clinton-Lewinsky se tornou manchete. Talvez isso foi nas estrelas, para durante as filmagens, de Niro e Hofmann saiu para jantar uma noite e correu para o presidente Clinton, todos eles juntos posando para as câmeras. Ao longo de 1998 e início de 1999, como o escândalo dominou a política norte-americana, Clinton parecia inspirar-se o filme e as forças dos EUA envolvidos em três campanhas militares. Houve Operação Raposa do Deserto, uma campanha de bombardeio de três dias no Iraque, que teve lugar no momento em que a Câmara dos