Cloud
Cloud computing é uma das maiores tendências emergentes para os próximos 5 anos. É um conceito que se refere ao uso de armazenagem e memória sem a necessidade de hardwares, ou seja, tudo armazenado via internet. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de acessar os dados de qualquer lugar, e a qualquer hora.
Por exemplo, uma empresa que possui uma quantidade relativamente pequena de funcionários e tem necessidade de possuir serviços como e-mail, compartilhamento de arquivos, offices, sites corporativos entre outros serviços, no mínimo precisaria de servidores montados, o problema surge quando se fala de infraestrutura, ou seja, como manter uma estrutura desse porte sem um servidor de qualidade, haja visto que quando se fala em tecnologia no Brasil, existem algumas barreiras, principalmente econômica, ainda se paga caro para ter um servidor robusto, sem contar os fatores secundários como a comunicação desses servidores com a rede (“internet”), seria preciso um link de dados (“banda larga”) razoável para comportar estes tipos de serviços.
Ainda existem certas preocupações quanto à segurança, já que os dados ficam online o tempo todo. alguns críticos consideram esse tipo de tecnologia uma invasão de privacidade, pois ao mesmo tempo que a tecnologia oferece vantagens de custos e benefícios ligados a serviços, a mesma absorve conteúdo e dados importantes que trafegam na nuvem e consequentemente podem ficar expostos para uso indevido com proporções graves. Outro ponto a ser citado está ligado a politica de uso, pois as grandes empresas que atuam na área de Cloud Computing muitas vezes estão hospedadas em outros países, que, no entanto não possuem a mesma politica de uso e constituição, desta maneira algumas regras podem ser quebradas com relação ao uso de conteúdo e acesso a dados na grande nuvem.
Raphael M. de A. Garrett
1001200613