Criterios de avaliação
2.METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
CrITérIOS DE ANáLISE E AVALIAçãO
I. rESuLTADOS
Espera-se que as atividades propostas nos projetos estejam desenhadas de acordo com a metodologia adotada, resultando em:
a) atividades de aprendizagem que criem oportunidades para os alunos de exercício da competência a ser desenvolvida pelo projeto.
b) atividades de aprendizagem propostas e desenvolvidas em contexto similar ao do enfrentamento concreto dos problemas que demandem a competência a ser desenvolvida pelo projeto.
c) atividades de aprendizagem onde os problemas surjam de forma semelhante a como aparecem na vida, na sociedade e/ou no trabalho.
II. rECOMENDAçõES:
No desenho e proposição de situações de aprendizagem, nos projetos apresentados pelos alunos, devem ter sido efetivamente adotadas as seguintes orientações:
a) Na impossibilidade de vivência em situação real, devem ser utilizadas estratégias em que o jogo, a simulação e outros tipos de atividade reproduzem as características das situações reais em que as competências são requeridas.
b) Em todas as situações, a ação autônoma dos educandos e o aprender a aprender serão estimulados, em detrimento de outras possibilidades centradas na transmissão e absorção de informações.
c) Os fundamentos e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento das atividades e para a reflexão sobre a ação também devem ser obtidos pelos participantes, graças às iniciativas estimuladas e apoiadas pelos docentes, vistos como orientadores de aprendizagem.
d) A tradicional sala de aula e seu visual clássico (cadeiras arrumadas uma atrás da outra) devem ser transformados em espaços e ambientes flexíveis, vivos e estimulantes de atividades e reuniões de trabalho dos participantes dos cursos, apoiados pelos educadores.
e) A realidade externa, os seus espaços e suas organizações devem ser intensamente utilizados como laboratórios ou ambientes de aprendizagem.
1