Movimento do salto para a piscina
Relatório para a disciplína de Física e Química
Movimento do salto para a piscina
Realizado por:
Porto, 10 de dezembro de 2011
Objectivo
O objectivo desta experiencia foi de determinar a relação que existe entre a altura de lançamento, a velocidade incial do corpo e o alcance que corpo adquire.
Introdução
Figura 1- salto para a piscina
Quando saltamos para a piscina, descrevemos uma trajectoria no referencial Oxy e que é representado pelo ramo de uma parábola(fig1). Antes de se saltar para a água, existe uma fase em que nós corremos na prancha de modo que na saida da prancha (posiçao inicial) , a velocidade seja diferente a zero(Vo≠0).Apos a saída a pessoa descreve uma parábola atingindo um determinado alcance na piscina. Ou seja, atinge-se a abcissa máxima(x) que se relaciona com a posição e velocidade inicais. O movimento associado ao salto de uma pessoa para a piscina pode ser composto por dois tipos de movimento: * Um segundo o eixo x - movimento rectilíneo e uniforme * Outro segundo o eixo y - movimento rectilíneo uniformemente acelerado.
No movimento segundo o eixo x, a velocidade é constante ao longo toda trajectória, mantendo sempre a mesma direção (horizontal), sentido e intesidade, de modo que V=Vo, deste modo a=0 m/s.
Quanto ao movimento segundo o eixo y, o vector velocidade tem direção vertical, sentido de cima para baixo e a aceleração é diferente de zero, a=g, g=10m/s2. Deste modo a velocidade aumenta em módulo segundo o eixo y.
Figura 2-lançamento horizontal de um projéctil
O que acontece com o salto para a piscina tambem ocorre no movimento de qualquer objecto projéctil, quando é lançado horizontalmente nas proximidades da superfície da Terra.
As leis do movimento do projéctil permitem relacionar o valor da velocidade de lançamento horizontal(Vo) com o alcance(X).
h=12gt2(1) x=Vot 2
Sendo t o tempo de voo do projéctil.
Procedimento Experimental
1º Parte
Para