Economia
A palavra economia é de origem Grega oikos = casa e nomos = governo, administração. Xenofontes(455 a 345 a.c.) foi o primeiro a usar o termo Economia no sentido exposto anteriormente, ou seja, abrangendo apenas o governo ou a administração do lar.
Sistema econômico é o conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade.
Essas relações condicionam o sentido geral das decisões fundamentais que se tomam em toda a saciedade e os ramos predominantes de sua atividade.
Todo sistema econômico deve tratar a responder as três perguntas seguintes: Que bem e serviços produzidos e em que quantidade? Como produzir tais bens de serviços? Para quem produzir, ou seja, quem consumirá os bens e serviços produzidos?
Para responder as perguntas anteriores, existem basicamente dois mecanismos ou sistemas: o sistema de mercado e o sistema de planificação central. Em qualquer caso, deve-se salientar que o sistema econômico define o compasso do desenvolvimento e as sociedades em seu conjunto.
De uma forma geral o sistema econômico pode ser definido como: sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.
2. PROBLEMAS CENTRAIS
Qualquer sociedade humana seja ela um país desenvolvido industrialmente, uma economia de planejamento central ou uma simples tribo de índios necessita de tomar decisões e fazer escolhas. Logo, qualquer problema econômico limita-se a estas três questões: - O quê? (Que bens devem ser produzidos? Que quantidades?...) - Como? (Como produzir? Com que recursos? De que forma? Com que recursos?..) - Para quem? (Para quem produzir? Quem utiliza?...)
Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, surgem os chamados