Mercados financeiros
Mercado Financeiro representa o ambiente no qual ocorrem intermediações de recursos entre agentes econômicos superavitários e deficitários, desta forma estimulando o crescimento da economia.
➢ Mercado Monetário- tem como objetivo controlar a liquidez monetária da economia. Curto ou curtíssimo prazo. Os principais títulos negociados são Tesouro Nacional e Bacen.
➢ Mercado de crédito- tem como objetivo suprir necessidades de caixa, financiamento do consumo e do capital de giro das empresas. Curto ou médio prazo.
➢ Mercado de capitais – Financiamento de capital de giro , capital fixo e habitação. Curto , médio e longo prazo.
➢ Mercado de câmbio- tem como objetivo a compra e venda de moedas internacionais. Curto prazo ou á vista
POLÍTICAS ECONÔMICAS
Promovem o desenvolvimento econômico. As principais políticas econômicas são :
➢ Politica Monetária – controle da oferta de moeda e das taxas de juros que garantem a liquidez ideal de cada momento econômico ou seja é a maneira que o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia. Ex: Open Market, depósito compulsório, redesconto bancário , controle e seleção de crédito.
➢ Política Cambial- determina a taxa de câmbio que está sendo praticada, ou seja , estimula importações e exportações. Tipos: Câmbio fixo e Câmbio flutuante
➢ Política Fiscal – visa o controle dos gastos públicos e também das receitas através da arrecadação de impostos
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
É o conjunto de instituições e órgãos que regulam , fiscalizam e executam as operações relativas a circulação de moeda de crédito. É dividido em dois subsistemas :
➢ Subsistemas de Supervisão-edita normas que definem os parâmetros para a transferência dos recursos dos poupadores aos tomadores. É composto pelo CMN, Conselho de recursos do SFN,BCB, CVM,CNSP,SUSEP,IRB,CGPC e Secretaria de Previdência Complementar.