Mercado financeiro
Em 1920, foi criada a inspetoria geral de bancos, que tinha como objetivo exercer a fiscalização sobre as instituições financeiras. Não se tratava, portanto, de um órgão destinado à normatização e ao controle amplo do mercado financeiro. Apenas com a criação da superintendência da moeda e do credito (SUMOC),em 1945, passou a existir um controle monetário mais amplo.
Em 1952, foi fundado o atual banco nacional de desenvolvimento econômico e social (BNDES). O sistema brasileiro foi reestruturado no governo Castello branco quando foram aprovados três documentos que estabelecem a base legal para o sistema: * Reforma habitacional criando sistema financeiro de habitação (lei nº4380 de 21/08/1964) * A reforma Bancaria (lei nº 4595 de 31/12/1964) * Reforma do sistema financeiro e de mercado de capitais (lei nº4728 de 14/07/1965
A filosofia que norteou a reforma foi a de segmentação do mercado financeiro e da vinculação da captação com aplicação dos recursos.
As principais instituições financeiras eram as seguintes: * Bancos comerciais; * Bancos de investimentos; * Sociedade de créditos * Financeiros e investimentos; * Sociedade de créditos imobiliários.
O conselho monetário nacional, através da resolução nº1524 de 21/096/1988, introduziu uma reforma importante do sistema financeiro com a criação dos bancos múltiplos. Esta resolução permitiu que os bancos comerciais de investimentos ou de desenvolvimento, as sociedades de credito, financiamento e investimento, as sociedades de crédito imobiliário se organizassem como uma única instituição financeira. Este tipo de banco tem que ter no mínimo duas carteiras sendo uma delas obrigatoriamente comercial ou investimento.
Posteriormente, pela resolução nº2. 099/94 foi autorizada a operação, por essa instituição com a carteira de arrendamento mercantil.
Em 1995, foi instituído o programa de Estimulo á reestruturação do sistema financeiro nacional-