Mercado financeiro
O presente estudo aborda as características e funções do Sistema Financeiro nacional. Sendo feito uma pesquisa bibliográfica sobre o tema “mercado financeiro”. Com um fluxograma resumindo a composição do Sistema Financeiro Nacional. Discernindo assim o que é a bolsa de valores e quais as suas finalidades. Destacando a importância que o mercado financeiro possui e quais os riscos inerentes ao utiliza-lo.
Palavras-chave: Mercado, Bolsa, Sistema
INTRODUÇÃO
O mercado financeiro é uma entidade mediadora da economia e reúne pessoas físicas ou jurídicas com interesse em captar ou emprestar recursos financeiros com fins diversificados. Isto é, de um lado existem interessados cuja renda lhes permite investimentos para auferir lucros, enquanto outros necessitam de recursos adicionais para questões imediatas, sejam para consumo ou investimento.
Sendo de fundamental importância o terceiro grupo: os intermediários, instituições públicas e privadas responsáveis por gerar a segurança e liquidez das operações.
De acordo com Ross (2002), os mercados financeiros se dividem em duas categorias básicas: o mercado monetário, composto de dívida a curto prazo, e o mercado de capitais, no qual são transacionados títulos de divida de longo prazo e as ações.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Para o devido funcionamento do mercado financeiro brasileiro é de fundamental importância à compreensão e entendimento do SFN:
FRANCISCO MOCHON e ROBERTO LUS TROSTER ensinam que “O sistema financeiro esta integrado por um conjunto de intermediários financeiros. Entre estes cabe estabelecer duas categorias fundamentais: os que têm capacidade para criar dinheiro formam o sistema monetário; os que não têm capacidade para criá-lo fazem parte do sistema não monetário. Os primeiros são aqueles cujos ativos financeiros são aceitos geralmente como meios de pagamento, isto é, é dinheiro. Os intermediários financeiros do sistema não monetário caracterizam por emitir ativos financeiros