Solicitação de dissertação de suicidio
Venho, por meio desta, vos solicitar maior esclarecimento sobre literaturas suicidológicas de iniciativa cristã para efeito de dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões.
JUSTIFICATIVA:
Meu nome é Marley Gomes Maia, sou de Vitória/ES e atualmente curso Mestrado em Ciências das Religiões na Faculdade Unida em Vitória. Sou formado em Teologia pela mesma faculdade.
Minha pesquisa é sobre o suicídio. Estou buscando entender esse fator sociológico e o que a religião cristã tem a dizer sobre tal acontecimento. No Espírito Santo, assim como praticamente em todo o país, tem sido acrescido os casos, ficando nós sem sabermos do real problema devido a uma norma de não ser divulgado pela imprensa os casos.
Tenho buscado criar um ambiente de luta argumentativa em minha dissertação, para avaliar argumentos pró suicídio assim como argumentações contra (em número imensamente maior).
Tanto um como o outro tem algo em comum. Todos falam da aproximidade da religião (principalmente cristã) desse tema (no ocidente).
Pensar na morte remete na considerações dos diversos temas que estão lincados, tais como: eternidade, culpa, existência, Deus, liberdade individual, esperança, etc. Por isso, filosofia, psicologia e religião sempre estarão bem próximas desse fator social.
As demais ciências, filosofia, psicologia, sociologia, etc., tem produzido muitas literaturas que tem sido fundamentais não somente para entender, mas também para criar ambientes educacionais de prevenção ao suicídio, colaborando assim para manutenção e conservação de muitas vidas.
Já quando busquei literaturas critãs, praticamente nada encontrei.
Dois livros critãos (brasileiros) encontrei quais abordam tal tema:
• Superando A Dor Do Suicidio – Albert Hsu, Editora Vida;
• Suicídio (...) – Hernandes Dias Lopes, Editora: Hagnos.
Acredito que há mais, mas ainda o acervo é minúsculo referente às demais linhas discursivas