Critérios de avaliação do ativo
O presente estudo faz uma apresentação dos critérios de avaliação adotados pela Escola Municipal Dona Lila Hill de Souza no município de Porto Esperidião-MT. Utilizamos como material de pesquisa o PPP (Projeto Político Pedagógico) e outras obras referentes à avaliação. Para o entendimento desse estudo analisa a importância de como foram estabelecidos os critérios para avaliar o ensino aprendizagem dos estudantes. Tendo em vista a melhoria do desempenho dos alunos, a Escola adotou alguns critérios de avaliação: participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula, comprometimento com as tarefas assumidas, frequência e assiduidade, interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo e prova. Dessa forma acredita-se que os alunos terão mais oportunidades e desenvolvimento em seu ensino aprendizagem. No entanto é preciso analisar a prática de sala de aula para auxiliar o corpo docente no cumprimento dos critérios avaliativos. 1. Introdução
De acordo com Thurler (2002) “é preciso que os profissionais sejam – ou se tornem os principais atores e responsáveis pelas mudanças a serem feitas em seu estabelecimento de ensino”.
Diante disso entendemos que a avaliação é um momento de reflexão contínua, onde o agente mediador do processo de ensino e aprendizagem é o professor. Tendo em vista que a aprendizagem é um processo, a Escola Dona Lila Hill de Souza adotou em comum acordo com todo corpo docente, coordenação e direção os seguintes critérios para avaliar:
Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;
Comprometimento com as tarefas assumidas;
Frequência e assiduidade;
Interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;
Prova/Teste;
Esses critérios de avaliação foram implantados em 2008 pela Secretaria de Educação Municipal, consequentemente com mudança da gestão não houve prosseguimento nessa metodologia. Mas a unidade escolar desde esse período vem aplicando esses critérios de avaliação no PPP (Projeto Político Pedagógico).