Geral
1- O MANEJO DA BOLA, JOGO PASSIVO
No Manejo da Bola é permitido:
1) Lançar, agarrar, parar, empurrar ou golpear a bola usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.
2) Segurar a bola durante, no máximo 3 segundos, também quando ela estiver em contato com o solo
3) Dar no máximo 3 passos com a bola . Não se viola nenhuma regra quando um jogador, de posse da bola, cair no solo, deslizar e logo se colocar de pé e jogar a bola. Isto também se aplica se o jogador “mergulhar” atrás da bola, a controlar e se colocar de pé para jogá-la.
4) Estando parado ou correndo: quicar a bola uma vez e agarrá-la novamente com uma ou duas mãos; Rolar a bola sobre o solo repetidamente com uma mão e então pegá-la de novo com as mãos.
Tão logo a bola, for dominada com uma ou ambas as mãos, ela deve ser jogada dentro dos 3 segundos seguintes ou depois de no máximo 3 passos. O quique ou drible inicia-se quando o jogador toca a bola com qualquer parte de seu corpo e a lança em direção ao solo.
5) Passar a bola de uma mão para a outra sem perder contato com ela.
6) Jogar a bola enquanto ajoelhado no solo;
No manejo da bola não é permitido:
7) Tocar a bola mais de uma vez depois que ela foi controlada.
8) Tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho.
9) O jogo continua se a bola tocar num árbitro dentro da quadra.
Se um jogador da equipe em posse de bola se posiciona fora da quadra sem a bola, os árbitros devem indicar ao jogador para ele se posicionar dentro da quadra.
Jogo passivo:
Não é permitido manter a bola em posse sem realizar nenhuma tentativa reconhecível de ataque ou arremesso à baliza. Similarmente, não é permitido atrasar repetidamente a execução de um tiro de saída, livre, lateral ou tiro de meta de sua própria equipe. Esta situação é considerada como jogo passivo e deve ser penalizada com um tiro livre contra a equipe em posse de bola. Quando se reconhece uma tendência ao jogo passivo, o gesto