Definição e criterios de avaliação de ativo e passivo
ATIVO
INTRODUÇÂO
Sempre preocupados em gerar informações importantes para serem utilizadas pelos usuários, os profissionais contábeis, desta forma, tem como preocupação, dentre outros, o ativo. Nele estão aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa, esta preocupação é baseada em quatro pontos, que se bem administrados serão fundamentais para os usuários, são eles: as compras dos ativos; o controle interno; a utilização dos bens e direitos de forma ordenada e sua avaliação.
CONCEITO DE ATIVO
Em contabilidade, ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
AVALIAÇÃO DE ATIVO
São inúmeros os objetivos de se avaliar os ativos das entidades, para poder assim, destacar as diversas hipóteses para poder-se alcançar os melhores resultados possíveis, satisfazendo assim as necessidades de seus usuários. Para avaliar um ativo deve atentar bem as características que são básicas da informação, como:
Objetividade: adotar procedimentos adequados, claros, transparentes para uma melhor compreensão dos relatórios contábeis.
Confiabilidade: é a aceitação e verificação dos dados escritos no ativos, indicando a veracidade dos fatos.
Oportunidade: as informações devem ser fornecidas no tempo exato em que são necessárias, caso contrário perderão sua utilidade ou não serão mais úteis.
Precisão: para que a mensuração possa ser precisa, serão necessárias informações na medida exata das necessidades dos gestores, possibilitando assim a condução do negócio da melhor maneira possível.
Exatidão: a informação deve ser do tamanho certo ou na quantidade certa, repassando aquilo que realmente for necessário aos usuários.
Ao se atribuir valor