Importância do monitoramento de linhagens celulares em estudos científicos
As culturas celulares animais são utilizadas em várias áreas de pesquisa, sendo que as linhagens celulares contínuas oferecem um nível melhor de reprodutibilidade e, consequentemente, de padronização, quando comparadas às culturas primárias. Dentre as principais aplicações das linhagens celulares destacam-se o diagnóstico das infecções causadas por vírus, através do isolamento e posterior identificação desses agentes, a produção de vacinas e de reagentes biológicos, e testes para avaliação da toxicidade de biomateriais.
A obtenção e o uso de linhagens certificadas e de fontes autenticadas tornam-se assim de extrema importância. Essa autenticação ou caracterização resulta de um conjunto de dados como o crescimento populacional, citogenética, presença ou ausência de agentes contaminantes, suscetibilidade celular a diferentes amostras virais e identificação de espécies. Esta última pode ser feita por meio de testes imunológicos, cariótipo, análise de isoenzimas e, mais recentemente, através de técnicas moleculares.
A maioria dos laboratórios mantém diversas linhagens celulares e, por isso, acidentes de contaminação cruzada podem ocorrer durante o cultivo e manuseio de células, podendo então invalidar ou comprometer os resultados de pesquisa. Este problema pode ser resolvido não só por obtenção de linhagens certificadas, mas por procedimentos rigorosos de controle de qualidade e, principalmente, pela introdução, nos laboratórios que utilizam culturas