Virologia
META
Introduzir os conceitos básicos de Virologia, essenciais na compreensão de mecanismos biológicos realizados pelos vírus.
OBJETIVOS
Ao final desta aula o aluno devera:
Entender a classificação dos vírus;
Definir os critérios dos sistemas de classificação dos vírus;
Entender a importância da Virologia na atualidade;
Relacionar a questão do tamanho dos vírus e dos demais microrganismos;
Reconhecer a atuação dos vírus nos ecossistemas;
Entender a importância dos estudos com vírus bacteriófagos;
Descrever as principais características dos vírus;
Reconhecer os principais vírus agentes causadores de doenças;
Reconhecer as aplicações do conhecimento da Virologia para outras ciências;
PRÉREQUISITOS
Para acompanhar melhor esta aula você deverá rever temas como a origem da vida, metabolismo microbiano, estruturas básicas das células eucariotas e procariotas.
INTRODUÇÃO
Os vírus são partículas infecciosas muito pequenas para serem observados sob um microscópio óptico e seu cultivo exige um hospedeiro vivo. Portanto, embora as doenças virais não sejam novas, a identificação dos vírus como seus agentes só foi possível no século XX. Em 1886 o químico holandês Adolf Mayer demonstrou a transmissibilidade da doença do mosaico do tabaco entre plantas porem não conseguiu cultivar o agente infeccioso. Finalmente o bacteriologista russo Dmitri Iwanowski filtrou a seiva de plantas doentes com um filtro de porcelana construído paro reter bactérias. Ele esperava encontrar o micróbio preso no filtro. Descobriu, ao contrário, que o agente infeccioso havia passado através dos diminutos poros do filtro. Quando ele infectou o fluido filtrado em plantas sadias, elas contraíram a doença. Esse fato levou o uma série de experimentos conduzidos por outros cientistas para isolar os agentes filtráveis da doença. A primeira doença humana associado com um agente filtrável foi a febre amarela.
Como os primeiros pesquisadores