Projetos sociais esportivos: no combate a criminalidade
ALVARO GILBERTO DA ROSA
PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: NO COMBATE A CRIMINALIDADE.
CAXIAS DO SUL, OUTUBRO 2011
ALVARO GILBERTO DA ROSA
PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: NO COMBATE A CRIMINALIDADE.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para a obtenção do título de Especialização em Gestão de Políticas Sociais, à Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Humanas.
ORIENTADOR: DR. JOÃO IGNÁCIO PIRES LUCAS
CAXIAS DO SUL, OUTUBRO 2011
Projetos Sociais Esportivos: No combate a criminalidade. Resumo O presente ensaio propõe discutir algumas, das interfaces da questão da violência e o envolvimento crescente e cada vez mais precoce de jovens na criminalidade seja como vitima ou como autor. O texto destaca a complexidade de se definir as causa da violência dando ênfase no contexto urbano. A partir de uma revisão bibliográfica buscou-se apurar a importância de projetos e programas sociais esportivos na redução da inserção de jovens no mundo do crime.
Introdução Os crescentes índices de violência e criminalidade tem sido destaque diário nos meios de comunicação brasileira, causando para sociedade contemporânea medo, pavor e uma sensação de insegurança muito grande. O que agrava ainda mais este quadro é perceber a total incapacidade dos governos de combater e reverter este quadro. Cada dia mais jovens entram para o mundo do crime, sendo que estes são as principais vitimas e autores da violência letal. O presente ensaio pretende discutir e verificar a importância e o quanto podem contribuir, programas e projetos sociais esportivos, na inclusão e na redução de crianças e adolescentes na criminalidade.
Palavra chave: violência urbana, inclusão social, jovens infratores.
O Brasil atualmente faz parte de um grupo de países, apontados como sendo os mais violentos do mundo, ocupando o 6º lugar no ranking, atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala, Ilhas Virgens (EUA) e Venezuela,