Virologia
Descreva os mecanismos de oncogenese viral do Vírus HPV, envolvendo as proteínas E6 e E7
O ciclo celular é ativado por uma casacata de fosforilação, nesse evento estão envolvidas algumas proteínas como: P53 - P21 – CICLINA – CDK – PRB – E2F.
A fosforilação é passada por toda a cascata até chegar na proteína PRB que ativa a E2F e tem como resultado a ativação do ciclo celular, esse mecanismo só é possível porque PRB e E2F trabalham juntas de forma coordenada. As proteínas oncogênicas E6 e E7 do vírus HPV alteram esse evento fazendo a célula entrar em ciclo descontrolado (principal caractrística do câncer).
A proteína viral E6 destrava a P53 e age no ponto de partida da cascata, assim P21 CICLINA E CDK ficam praticamente sem função. É nesse momento que a estratégia viral fica ainda mais sofisticada, a proteína viral E7 fosforila descontroladamente a PRB celular, essa fosforilação ativa a E2F e faz a fase G1 passar para a fase S, a extenção desse evento é o ciclo celular ativado de forma descontrolada (câncer).
Quais são as vias de transmissão das Hepatites virais. Correlacionar a via com o vírus Hepatite A e E rota de transmissão fecal oral Hepatite B e D contato sexual, contato sanguineo Hepatite C contato sexual, contato sanguineo e vertical Usuários de drogas endovenosas são altamente susceptíveis a infecção por Hepatites B,C,D., por compartilaharem seringas.
Porque é tão importante se vacinar contra o vírus da Hepatite B
A vacina para hepatite B foi incorporada ao programa de imunização do SUS, trata-se de uma vacina confiável sintetizada com epítopos do vírus em DNA recombinante. A vacina é administrada em 3 doses passível de reforço anos depois frente a dosagem de anticorpos no soro.A grande importância da imunização se dá pelo fato de se tratar de um vírus com grande potencial de gerar um carcinoma hepato celular. O vírus da hepatite B tem o gene HBX, que é um