Criterios de avaliação
Importancia da informação - Manter alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios.
O empreendedorismo é um processo. É uma cadeia de eventos e atividades que ocorrem ao longo do tempo o processo de empreendedorismo não termina com o lançamento de um novo empreendimento: ele também envolve a capacidade de administrar uma nova empresa com sucesso após a sua criação. O processo de empreender é influenciado por condições sociais, tecnológicas e econômicas. Envolve reconhecer a oportunidade e criar algo novo - e isso não precisa ser um novo produto ou serviço.
Um bom empreendedor é aquele com um conjunto de atitudes e comportamentos que o predispõem a ser criativo, a identificar a oportunidade, a saber agarrá-la.
As principais fases do processo de empreendedorismo. 1 Reconhecimento de uma oportunidade. 2 Decidir ir em frente e reunir os recursos iniciais. 3 Lançar um novo empreendimento. 4 Construir o sucesso. 5 Colher as recompensas.
Fatores que afetam o processo de empreender: relacionados ao indivíduo; relacionados às suas relações comoutras pessoas (sócios, clientes,investidores) ; relacionados à sociedade como um todo (regulações governamentais, condições de mercado).
O Plano de Negócios – é um documento utilizado para descrever o negócio e serve para que a empresa se apresente diante dos fornecedores, investidores, clientes, parceiros, empregados, etc. É uma importante ferramenta da Gestão Estratégica e apoia o Planejamento e o processo de decisão sobre o futuro da empresa. Permite a visão do negócio de maneira objetiva, crítica e imparcial. Ajuda a focalizar as ideias e demonstra a viabilidade do empreendimento. O PN serve como ferramenta operacional para definir a posição presente