Crise financeira internacional
CCSA - CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Curso de Gestão Estratégica de Negócios
Aurea Cristiane
A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL
São Paulo
2012
AUREA CRISTIANE
A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL
Trabalho apresentado como exigência parcial de avaliação na disciplina de Ambiente Econômico, curso de Gestão Estratégica de Negócios com a orientação do Prof.
São Paulo
2012
Introdução
Em 2008 os Estados Unidos passou por uma forte crise financeira, a qual afetou decisivamente o comércio internacional, levando a falência grandes bancos e empresas do setor imobiliário. A crise trouxe reflexos para economia global, gerou desemprego e impulsionou as turbulências geopolíticas. Muitos especialistas financeiros a consideram, como sendo a pior crise da história do capitalismo desde a grande recessão econômica de 1929.
A crise teve como principal causa o mercado norte-americano de hipotecas, que sofria constantes perdas, em função da inadimplência dos empréstimos concedidos. Perdas que se propagaram mundialmente, já que algumas hipotecas eram convertidas em títulos mobiliários e distribuídos a investidores de todo mundo.
A recessão de 2008 trata-se de uma crise sistêmica, que afetou países desenvolvidos e emergentes, e que além do mercado norte-americano de hipotecas, contou com outros fatores econômicos que a potencializaram.
Diante disso, este trabalho pretende apresentar o que foi a crise de 2008, realizando uma abordagem dos seguintes tópicos; suas origens, principais acontecimentos econômicos ocorridos durante este período, dos países envolvidos, dos seus impactos no mundo e no Brasil, como também demonstrar o cenário pós crise e as perspectivas econômicas futuras.
Antecedentes
Fatos ocorridos antes da crise demonstram que muito antes de 2008, a economia americana, já apresentava índices