atps
Este trabalho tem por objetivo ilustrar as questões do ambiente econômico e financeiro de uma empresa, onde o custo interfere diretamente na produção, no controle das despesas e até mesmo nos possíveis investimentos. Veremos quão grande pode ser o impacto no financeiro de uma empresa, devido ao custo do seu produto.
1
Conceitos Básicos aplicados a área de custo.
Os gastos estão sempre presentes na rotina de uma empresa, referem-se ao desembolso que ela realiza a fim de obter um bem ou serviço. São classificados em
Investimento, custo ou despesa.
Conceito de custos
Os custos de uma empresa são aqueles que interferem diretamente na produção.
Como por exemplo, a compra de matéria prima, é um custo ligado diretamente ao produto. Podem ser classificados em Diretos, Indiretos, Fixos ou Variáveis:
- Custos Diretos
Custos diretos são os custos diretamente relacionados ao produto, isto é, que podem ser facilmente identificados ao objeto de custeio, sem qualquer rateio. São exemplos de custos diretos matéria-prima consumida e mão-de-obra dos operários.
- Custos Diretos
Custos diretos são os custos diretamente relacionados ao produto, isto é, que podem ser facilmente identificados ao objeto de custeio, sem qualquer rateio.São exemplos de custos diretos matéria-prima consumida e mão-de-obra dos operários.
- Custo Fixo
São aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. São exemplos: salários do administrativo, segurança e vigilância, limpeza.
- Custo Variável
Custo ou despesas Variável são aquelas que sofrem diretamente com o nível de produção. Matéria-prima, comissões de vendas e energia elétrica fabril são exemplos de custo variável.
Despesas
A despesa por sua vez, contempla os gastos com necessários para a obtenção de receitas que não interfere no produto ou serviço da empresa.
Neste caso, os salários do administrativo são despesas necessárias, porem não estão ligadas ao