Crise financeira internacional - 2008
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Governança Corporativa e Excelência Empresarial
Fortaleza
2013
Robson Beserra Nobre
Crise Financeira Internacional de 2008
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Governança Corporativa e Excelência Empresarial para obtenção de avaliação.
Fortaleza
2013
Introdução
Através do presente trabalho, descreveremos a atuação dos Conselhos de Administração e analisaremos a sua atuação e o que poderia ter sido feito há época para evitar ou minimizar as conseqüências desastrosas na crise financeira internacional de 2008, onde grandes bancos e empresas, como Citigroup, MerrylLinch, GM, Sadia e Votorantim foram fortemente afetados. Apesar de serem relatadas algumas ações e omissões humanas a respeito da crise financeira que foi desencadeada em 2008, não é objetivo do estudo elencar culpados para o que ocorreu há época.
Conselho de Administração
“Sua missão é proteger e valorizar o patrimônio da empresa e, como conseqüência, maximizar o retorno de seus investimentos. Seus membros são eleitos pelos sócios e sua conduta deve estar sempre voltada aos interesses da sociedade como um todo. Cabe ao conselho de administração estabelecer as diretrizes estratégicas da companhia e avaliar se estas estão sendo adequadamente implementadas pelos executivos. É também dever do conselho cuidar dos interesses de todas as partes relacionadas à empresa – clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, etc (os chamados stakeholders).”
Pode-se perceber, através da definição acima, que o conselho de administração assume papel fundamental dentro das empresas. É o órgão máximo dentro da hierarquia da organização. Dessa forma, tendo o entendimento de que o conselho é o cérebro do negócio, o sucesso ou insucesso do negócio passa pelo conselho.
A seguir, realizaremos comentários sobre a atuação dos conselhos no sentido de que poderia ser evitado ou minimizado na