Produção de Petróleo ajuda o Brasil a driblar a Crise Financeira Internacional
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Economia Brasileira
Profª. Rejane Inês Kieling
Produção de Petróleo ajuda o Brasil a driblar a Crise Financeira
Internacional
Denise Ferreira da Silva
Junho, 2009
Introdução
A recente crise financeira que começou a pouco mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial.
O Brasil inicialmente não foi atingido em cheio pela crise, os bancos não possuíam papéis ligados às hipotecas de alto risco ("subprime") que originaram os problemas.
Mas vários setores sofreram com a contração de crédito e, em seguida, pela queda das exportações e da demanda interna, que foi o "motor" do crescimento do país nos últimos anos. As quebras e os problemas enfrentados por bancos americanos e europeus até então considerados importantes e sólidos geraram o que se chama de "crise de confiança".
Num mundo de incertezas, o dinheiro para de circular, quem possui recursos sobrando não empresta, quem precisa de dinheiro para cobrir falta de caixa não encontra quem forneça. Isso fez cair e encarecer o crédito disponível. E numa economia globalizada, a falta de dinheiro em outro continente afeta empresas no mundo todo.
O bom desempenho do setor de petróleo ajuda o Brasil a resistir à crise financeira internacional, a indústria de petróleo permanece aquecida e não é tão influenciada pelo aperto econômico. Apesar da crise econômica e da queda no preço do petróleo, a
Petrobras continua anunciando investimentos recordes e apostando em objetivos
"ambiciosos".
O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho da produção de petróleo no
Brasil, com a finalidade de demonstrar a importância desta atividade para driblar a atual crise financeira internacional. Em um momento em que gráficos mostram grandes declives que ameaçam empregos e as vendas, a ousadia da Petrobras pode ser um alívio para os