Econimia chinesa e seus vizinhos
2059 palavras
9 páginas
A área dominada pela civilização sínica, ou chinesa, abrange além da China, alguns países vizinhos no continente asiático: Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan (Formosa), Hong Kong e, com menor intensidade, o sudeste Asiático como já foi dito. Cada um com suas especulidades em relação a economia. Alguns mais desenvolvidos, outros nem tanto.China
A 2ª maior economia mundial passa por um processo de transformação que vem surpreendendo e refefinindo o planeta. Com um vigoroso crescimento econômico, ano após ano, e investimentos cada vez maiores, a China torna-se imprescindível para a estratégia de qualquer empresa.
Renminbi, a moeda chinesa (¥).
Nos últimos 30 anos, a economia chinesa passou de um sistema de planejamento centralizado e, em grande parte, fechado ao comércio internacional e quase inteiramente de seu setor agrícola, para uma economia mais orientada ao mercado, com um setor privado em acelerado crescimento.Onde as autoridades chinesas propuseram quintuplicar o PIB até o ano 2000 (fato alcançado em 1995). A China denomina esse sistema de "economia de mercado socialista".
O meteórico desenvolvimento da economia chinesa não está isento de um alto custo social e ambiental para o país. A principal estratégia competitiva do governo para atrair os investimentos estrangeiros tem sido oferecer pacotes de incentivos fiscais e um marco regulador frouxo em termos de direitos laborais e de proteção ambiental, que, aliado ao baixo custo de investimento inicial e à mão de obra barata, fizeram da China o principal destino de investimentos estrangeiros em nível mundial. Por estes motivos, uma grande quantidade de empresas transnacionais com pouca ética têm se aproveitado da situação (e da censura oficial aos meios de comunicação) para operar sob baixas condições de higiene, segurança laboral ou controle de emissão de poluentes (a China é o 2º país que mais polui, ficando somente atrás dos Estados Unidos).
Segundo dados de 2007, o PIB chinês