economics
Segundo esta hipótese, os indivíduos procuram satisfazer as suas necessidades da forma racionalmente perfeita. O alcance da hipótese é um pouco mais vasto do que a simples satisfação das necessidades, ela implica que os indivíduos são capazes de classificar as suas escolhas por ordem de preferência, privilegiando as com o menor custo de oportunidade associado.
A racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição. Muitos sociólogos consideram a racionalização como um aspecto central da modernidade, que se manifesta especialmente na sociedade ocidental, em aspectos como o comportamento no mercado capitalista, a administração racional do Estado e a expansão da ciência e tecnologia modernas.
Todos pensamos sobre o mundo social. Tentamos compreender os comportamentos dos outros, o que os levou a agir de determinada forma, e tentamos também antecipar como reagirão às nossas ações. Tentamos por exemplo imaginar que tipo de comportamento impressionará uma pessoa pela qual nos sentimos atraídos ou convencerá os elementos de um grupo a aceitar as nossas propostasTodos pensamos sobre o mundo social. Tentamos compreender os comportamentos dos outros, o que os levou a agir de determinada forma, e tentamos também antecipar como reagirão às nossas ações. Tentamos por exemplo imaginar que tipo de comportamento impressionará uma pessoa pela qual nos sentimos atraídos ou convencerá os elementos de um grupo a aceitar as nossas propostasTodos pensamos sobre o mundo social. Tentamos compreender os comportamentos dos outros, o que os levou a agir de determinada forma, e tentamos também antecipar como reagirão às nossas ações. Tentamos por exemplo imaginar que tipo de comportamento impressionará