Sistema financeiro angolano
NOME: Mónica Sofia Rosa
Nº 3691
TURMA: RIEM4.1
DOCENTE : Rui Escórcio
GLOBALIZACAO FINANCEIRA
Um dos fenómenos notáveis da economia contemporânea é a ascensão e em flecha da finança internacional num contexto de globalização.
Globalização é o processo de integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo esse impulsionado pelo comércio e investimentos internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação A globalização financeira pode ser definida como um processo de interligação dos mercados de capitais aos níveis nacionais e internacionais, conduzindo ao aparecimento dum mercado unificado do dinheiro à escala planetária. A globalização financeira inscreve-se num processo histórico longo e complexo, conduzindo à mundialização da economia. As suas causas são múltiplas, de ordem política, demográfica e tecnológica.
As três dimensões da mundialização O Fenómeno complexo, a mundialização abrange uma grande diversidade de processos. Entre eles: 1º À abertura das economias nacionais às transacções internacionais, e ao desenvolvimento das trocas de bens e serviços (dimensão internacional).
2º À mobilidade internacional dos factores de produção, e mais particularmente à dos capitais, é a esta última mobilidade que se chama habitualmente globalização financeira. O vector mais importante deste movimento é constituído pelos movimentos internacionais de capitais, e mais particularmente pelos investimentos directos no estrangeiro (IDE), realizados pelas empresas multinacionais (dimensão multinacional).
3º A Globalização é um processo de interpenetração crescente das economias nacionais, tendendo, pois, a reduzir progressivamente o papel das fronteiras, a enfraquecer as regulações nacionais e a des-territorializar as actividades económicas: mais do que de uma internacionalização da economia, trata-se de uma