Conceitos políticos básicos
Básicos
Nahuel Moreno e Mercedes Petit
Apresentação
Este texto foi preparado primeiramente para o estudo dos militantes do
Movimento aos Socialismo (MAS) argentino.
Seu conteúdo trata de temas políticos básicos: estratégia e tática, propaganda, agitação e ação, programa e palavras-de-ordem, e alguns elementos das táticas de acordos, pactos, unidades de ação e frentes. Até aqui, todo ele já foi publicado anteriormente, em novembro de 1986 no Caderno de Formação nº7 da Convergência Socialista e também em outra edição de agosto de
1989, que contava com um capítulo sobre “análise, caracterização e política”, feito pelos editores brasileiros com base em materiais anteriores dos mesmos autores. Agora este texto é novamente reimpresso dada a importância do texto, que continua hoje sendo bastante procurado por novos e também velhos militantes revolucionários que buscam bases para sua atuação cotidiana.
São Paulo, abril de 2010
Conceitos Políticos Básicos
Por Nahuel Moreno e Mercedes Petit
Índice
Estratégia e Tática, 7
Propaganda, agitação e ação, 9
Programa e palavras-de-ordem, 12
Análise, caracterização e política, 28
Os acordos, pactos, unidades de ação e as frentes, 32
ESTRATÉGIA E TÁTICA
O marxismo extraiu esses dois conceitos da ciência militar. Como explicávamos no texto Um documento escandaloso, de 1973 (1), a estratégia tem a ver com o objetivo final, de conjunto, a longo prazo, e as táticas são os diversos meios para chegar a esse objetivo. Ambos são termos relativos. Ou seja, sempre temos que definir em relação a quê uma questão é estratégica e em relação a quê uma questão é tática.
Esse caráter relativo dos dois conceitos faz com que o que é estratégico numa determinada etapa ou tarefa parcial, seja ao mesmo tempo tático em relação a um objetivo superior ou mais geral.
No mesmo texto que citamos acima, dávamos como exemplo desse caráter relativo o fato de que, numa etapa de retrocesso das lutas