Criminologia no Século XXI
1- O NOVO COMPORTAMENTO HUMANO. A PÓS-MODERNIDADE. AS CINCO GERAÇÕES DE DIREITO.
Há um comportamento novo no ar. Não há tempo; não há sentimentos, luto, lágrimas, emoções. Tornamo-nos “hanseniáticos morais”, frente á insensibilidade do espírito do ser humano do século XXI; É a chamada Pós-modernidade, definida como a tentativa infrutífera de estabelecer dogmas de certeza sobre a condição humana. É a afirmação da incerteza.
O filósofico Bauman (2004:94) afirmava que o eixo da estratégia de vida pós-moderna não é fazer a identidade deter-se, mas evitar que se fixe" Proclama o movimento contínuo, sem volta. Eis como vivemos presentemente. Se a Antiguidade tinha por destino a secularização, e a Modernidade (desde a Revolução Francesa até à Segunda Guerra Mundial), a inclusão para dominar, na Pós-modernidade deparamo-nos com a exclusão : não há ordem, controle.
Histórico do Pós-Modernismo.
A primeira revolução industrial, no século XVIII, criou um projeto onde a sociedade construiria o progresso junto com a ciência, a liberdade e a energia burguesa. Mas o projeto da modernidade também fez com que os campos se esvaziassem, superpovoando as grandes cidades, aumentando as classes médias e criando uma multidão de excluídos. Antigos valores religiosos, estéticos e morais desapareceram ou foram modificados. nem todas as pessoas estavam felizes. A partir dos anos 50, o consumo e a informação substituíram o projeto da modernidade, que parecia ter se esgotado. Aos poucos, a tecnologia eletrônica de massa e individual (rádio, tv, computadores, etc.) foi saturando as pessoas com tantas informações. As informações chegam cada vez mais rápidas e influenciam, direta ou indiretamente, no consumo. a tela da tv ou o chip de computador podem ser vistos como símbolos da pós-modernidade.
Tudo é dúvida, incerteza, ambivalência, sobrevivência. Há um neo-utilitarismo : verdadeiro é o útil. Há um exército de descartáveis. não há mais