Como a Reebok Calça o Tênis
A Reebok, comprada em 2006 pela Adidas, desenvolve comercializa e distribui roupas, calçados e equipamentos esportivos. Para proporcionar um ‘total conforto’ a atletas e consumidores, a empresa investe muito esforço em pesquisa de marketing. Embora o slogan pertença à Nike, quando o assunto é pesquisa de marketing a Reebok ‘apenas faz’ (just do it!).
A Reebok usa a pesquisa de ‘uso do tempo’ para determinar como os consumidores gastam seu tempo livre. Esse tipo de informação permite que a empresa identifique oportunidades para novos produtos e mercados e, então, desenvolva seu programa de marketing para tirar proveito deles, conforme ilustrado pela linha recém-introduzida de calçados personalizados Ventilator. A empresa utiliza uma variedade de métodos para pesquisar as tendências de uso do tempo, incluindo a análise de dados secundários (dados coletados para outros propósitos, por exemplo, dados disponíveis de publicações, a Internet e outras fontes comerciais). Ela também empresa a pesquisa qualitativa, como as discussões em grupo (entrevistas em grupo com 8 a 12 pessoas), e levantamentos qualitativos por meio de entrevistas por telefone, nos shoppings centers e nas casa dos consumidores.
A gerência queria identificar maneiras da Reebok aumentar sua participação de mercado. Uma análise dos dados secundários mostrou que o número de membros preocupados com uma vida saudável aumentou em 10% do início dos anos 2000 pra cá. As discussões em grupo indicaram que a nova atividade física do momento era o step aeróbico (a aeróbica padrão intensificou-se com a adição de uma plataforma de 3 a 7 polegadas, o step). A Reebok, então, realizou um levantamento para determinar o potencial de mercado do step aeróbico e descobriu que os membros da academia estavam gastando menos tempo nelas, uma média de 12%. A pesquisa também demonstrou que a porcentagem de adultos que se exercitava em casa havia crescido 20%, em 1990, para mais 30% em 2006. Em