Case rebook
A Reebok International desenha, comercializa e distribui roupas, calçados e equipamentos esportivos. Para os jogos Olímpicos de 2000, em Sidney, Austrália, a Reebok vestiu 2.500 atletas e técnicos com sua nova linha de roupas e calçados. O gerente de produtos para roupas olímpicas disse :’’Os Jogos Olímpicos representam muita honra e desafio para os atletas e para aqueles de nós que somos responsáveis em garantir o conforto completo deles durante o treinamento e a competição’’.
Para poder proporcionar um ‘conforto completo’ aos atletas e consumidores, a Reebok investiu muito de seus esforços na pesquisa de marketing. Embora o slogan seja da Nike, a respeito da pesquisa de marketing a Reebok apenas faz !
A Reebok usa a pesquisa de ‘uso do tempo’ para determinar como os consumidores gastam seu tempo livre. Esse tipo de informação permite que a Reebok identifique as oportunidades para novos produtos e mercados e, em seguida, elabore seu programa de marketing, buscando tirar vantagem dessas oportunidades, como ilustrado pela linha recentemente introduzida de calçados, a Reebok Classic. A empresa pesquisa as tendências de uso do tempo usando uma variedade de métodos, incluindo análise de dados secundários (dados coletados para outros propósitos, por exemplo, dados disponíveis de publicações, a Internet e outras fontes comerciais). Ela também usa a pesquisa qualitativa, como as discussões em grupo (entrevistas em grupo com 8 a 12 pessoas ), e pesquisa pelo telefone, nos shoppings e nas casa dos consumidores.
Por exemplo, a pesquisa de uso do tempo ajudou a dar forma ao desenvolvimento de recentes produtos atléticos, aeróbicos, incluindo calçados, fitas de vídeo e produtos domésticos de step. A análise dos dados secundários mostrou que o número de membros de academias havia crescido 9% nos anos 90. As discussões em grupo indicaram que a novidade do momento em exercícios era a aeróbica de step. A Reebok pesquisou o mercado da aeróbica e