Questões de Criminologoa
632 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTASCurso de Bacharelado em Direito
Trabalho Acadêmico
QUESTÕES DE CRIMINOLOGIA
Cassia Souza; Danielle Oliveira; Letícia Xavier; Natália Rocke
Pelotas, 2014
1. Discorra sobre a importância da criminologia no quadro das ciências criminais.
A maioria dos Dogmáticos nunca descarta a importância que a Criminologia tem sobre o direito, sendo ela como se fosse uma ponte para liga-la ao mesmo.
A criminologia é uma área do conhecimento que se relaciona diretamente com a política criminal, que são de suma importância, pelo fato de influenciarem diretamente nos projetos de reforma legislativa, seja no âmbito de Processo Penal, como de Direito Penal.
No pensamento de Kuhn, a criminologia constitui uma natureza igual a qualquer ciência, pois ela se encontra atrelada a qualquer modelo ou paradigma que mudem com o tempo e as revoluções cientificas. Sua ciência é baseada em que a população sabe como é o mundo.
Baratta acredita que a criminologia converteu-se em sinônimo de ciência das causas criminais, sendo esse paradigma, com o qual nasce a criminologia positiva, constitui a base de toda criminologia tradicional, mesmo de suas correntes mais modernas.
2. Discorra sobre conceito de Paradigma.
Em vista o pensamento de Tomas Kuhn as ciências evoluem através de paradigmas. Paradigmas são modelos, representações e interpretações de mundo universalmente reconhecidas que fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade científica.
Segundo ele, o conceito de Paradigma é central. Acredita que o sentido de paradigma é global, abrangendo todos os interesses de um grupo científicos, e outro acaba isolando um gênero importante de interesses, sendo assim um subconjunto do outro.
A importância do paradigma exemplar é fundamental no ensino da ciência para os jovens. Podendo aprender sua ciência por meio de casos bem explicados.
Kuhn afirma ainda que o paradigma se