Criminalidade Moderna Versus Criminalidade De Massa
ALINE DOS SANTOS DROBNIESKI
FRANCIELE LUZIA SOARES
MICHELI DAIANE DE LIMA TOPOROWICZ
VIVIANE MAZUR COLAÇO DA SILVEIRA
CRIMINALIDADE DE MODERNA VERSUS CRIMINALIDADE DE MASSA
UNIÃO DA VITÓRIA-PR
JUNHO/2013
CRIMINALIDADE MODERNA/ CRIMINALIDADE DE MASSA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como escopo analisar, ainda que de forma sucinta, a criminalidade contemporânea. Neste fim de milênio, constata-se um aumento acentuado do desequilíbrio da distribuição de renda, da concentração da pobreza, da exploração dos oprimidos, dentre outros fatores similares, que associados a alta tecnologia disponíveis nos dias atuais, repercute diretamente no aumento brutal da criminalidade e da insegurança social. A violência indiscriminada, esta nas ruas, nos lares, nas praças, nas praias e no campo. Urge que se busque meios efetivos de controla-la.
1. CRIMINALIDADE MODERNA
1.1. COMO CONHECER E COMO DEFINIR OS CONCEITOS?
“Os homens, ao estabelecer as relações sociais, de acordo com o desenvolvimento de sua produção material, criam também os princípios, as idéias e as categorias, de conformidade com suas relações sociais. Portanto, essas idéias, essas categorias, são tão eternas como as relações às quais servem de expressão: são produtos históricos e transitórios” (Karl Marx).
A dificuldade se inicia em definir o significado das expressões criminalidade moderna e criminalidade de massas,inicialmente colocam-se como antagônicas como crimes dos débeis e dos poderosos, crimes de ricos e crimes e pobres, crimes de ruas e palácios. Nasceu quando a ciência penal resolveu classificar o conjunto de tipificações criminais em dois blocos devido as alterações contemporâneas, esta modificação esta relacionada ao aumento da legislação penal e à respectiva diminuição de zonas de interação social que lhe são indiferentes. Assim, o sistema tradicional de ultima ratio desnatura-se em seu princípio elementar, ou seja, novos