Crimes do colarinho branco
Apesar de existir discussões acerca do que qualifica um crime do colarinho branco, o termo compreende os crimes sem violência cometidos em sua maioria, em situações comerciais para ganho financeiro, onde o sujeito ativo vale-se de sua posição e status junto à sociedade, desfalcando os cofres públicos.
Rodrigo Strini Franco explica que
o que se verifica atualmente é que as classes menos favorecidas sócio-economicamente é que acabam sendo atingidas pela malha do sistema penal; e os chamados criminosos do colarinho branco apenas aplaudem e assistem de camarote o massacre dos excluídos socialmente, posto que não são atingidos pelo sistema.
Howard Becker afirma que “ os crimes cometidos pelas sociedades são quase sempre processados como casos civis, mas o mesmo crime cometido por um indivíduo com prestígio social é normalmente tratado como uma ofensa criminal".
A criminalidade do White Collar Crime tem-se mostrado natural frente a não aplicabilidade de punição, vez que o desvio de conduta é cometido por agente qualificado, que usando de sua privilegiada posição social, decorrente também da favorecida posição econômica, trai a confiança